Quem Somos

Quem Somos

Somos uma célula da “Família da Fé, da “Família de Deus”. A Igreja Presbiteriana de Alto Jequitibá é uma Igreja crista, evangélica e reformada constituída por pessoas crentes em Jesus Cristo, regeneradas pelo Espirito Santo e justificadas pela fé, felizes por serem cidadãos da nação santa, por serem sacerdócio real, povo escolhido e de propriedade exclusiva do Deus Santo e de Cristo, o Senhor da Igreja.

Somos uma igreja formada por aproximadamente 715 pessoas, jovens, adultos, crianças e idosos de diversas origens, vivendo como uma comunidade viva e amorosa, comprometidos com a fé em Jesus Cristo, herdeiros de uma longa história de amor e paixão pelo Evangelho e pelas almas perdidas, que nos foi legado pelos pioneiros, empenhados no cumprimento da nossa responsabilidade profética de pregar e viver o Evangelho na cidade, no país, no mundo e na denominação que Deus nos colocou.

Como Surgimos

Antes de relatar a história da Igreja Presbiteriana de Alto Jequitibá, precisamos esclarecer a sua origem. Ela nasceu de colonizadores evangélicos alemães luteranos que se estabelecerem em Alto Jequitibá, em 1868. Eram eles: Guilherme Eller, sua esposa, Carlota, e o 1° filho, que juntamente com Cristiano Cesar, também imigrante alemão, começaram a pregar o Evangelho. A fertilidade da terra atraiu outras famílias de emigrantes: famílias Faria, Emmerich, Gripp, Verly Heringer, Sattler, Cesar, Dias, Loubach, Breder, Spamer, Storck, Caterink, Kleim e outras.

Vinte e oito anos após sua chegada, Guilherme Eller e família, juntamente com Cristiano Cesar, para manter a fé dos familiares e patrícios, procuraram trazer um pastor para agrupar as ovelhas que se dispersavam. Assim chegou a Alto Jequitibá, em julho de 1896, o pastor Salomão Luiz Ginsburg. Muitos tiveram oportunidade de ouvir a mensagem santa da fé pela primeira vez, através da voz de um ministro protestante. O pastor era homem culto, autor de belos hinos, alguns deles transcritos em nosso Hinário Presbiteriano.

Em julho de 1897, chegou a Alto Jequitibá o Dr. John Merry Kyle, médico e missionário presbiteriano norte-americano que aqui permaneceu até 1900.

É oportuno lembrar que o 1° Templo da Igreja Presbiteriana de Alto Jequitibá, denominado “Casa de Oração”, foi inaugurado no dia 15 de outubro de 1897, construído pelo Sr. Henrique Eller.

Em 4 de julho de 1901, chegou a Alto Jequitibá Matathias Gomes dos Santos, um jovem pastor que conquistou a admiração e a confiança de todos. Antes de ser ordenado, o licenciado realizou um trabalho intenso. Acompanhado de alguns irmãos jovens como Felipe Eller e João Leandro de Faria, visitava a todos os irmãos, orando com eles e anunciando a Palavra. Compareceu à reunião do Presbitério do Rio de Janeiro, onde foi ordenado em 24 de janeiro de 1902. Mediante a apresentação do seu relatório, os membros do Presbitério nomearam uma Comissão para organizar a Congregação de Alto Jequitibá em igreja. De volta a Alto Jequitibá, explicou à igreja as exigências para a organização e tomou todas as providências necessárias. A data marcada para a organização da igreja foi 9 de março de 1902. Aquele domingo foi um dia de festa espiritual, e de muita gratidão a Deus. O Rev. Álvaro Reis veio do Rio de Janeiro e fez tudo conforme as prescrições do Livro de Ordem. Após o culto, houve a eleição dos presbíteros Antônio Pedro de Carvalho e Cristiano Cesar; e dos diáconos João Leandro de Faria, Manoel Jorge Eller e Aniceto Ferreira Gomes. Assim nasceu uma Igreja forte com 105 membros maiores e 200 menores.

Em que Cremos

Como crentes presbiterianos, cremos nos antigos da Igreja Cristã, a saber: a Soberania de Deus e a Supremacia das Sagradas Escrituras, a Bíblia. A Palavra de Deus é a única regra infalível de Fé e de Prática, de doutrina e de Ética; aceitamos o Credo Apostólico, e expressamos nossa fé através da Confissão de Fé de Westminster, elaborada em 1647. A Confissão de Fé de Westminster está subordinada à autoridade de Jesus Cristo como Ele proclamou e revelou nas Sagradas Escrituras – a Bíblia. Como os tempos e necessidades mudam, continuamos a exercitar nossa fé e aplicá-la na sociedade em nossos dias.

Apresentamos a seguir uma síntese dos pontos centrais da fé presbiteriana:

  • Cremos em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra.
  • Cremos em Jesus Cristo, seu Único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao Hades, ressurgiu dos mortos ao terceiro dia: subiu ao céu; está sentado à direita de Deus Pai, Todo-Poderoso, donde há de vir para julgar vivos e mortos.
  • Cremos no Espírito Santo, na Santa Igreja de Cristo, na Comunhão dos Santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo e na vida eterna.
  • Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus, nossa única regra infalível de fé e prática.
  • Cremos na total incapacidade do homem para obter ou contribuir a favor de sua própria salvação.
  • Cremos que o homem só pode alcançar salvação através de Jesus Cristo que é o único mediador entre Deus e os homens.
  • Cremos na eleição incondicional daqueles que Deus predestinou para a salvação.
  • Cremos que quando Deus manifesta Sua graça ao homem, esta é irresistível.
  • Cremos que aqueles que são alcançados pela graça de Deus perseverarão nela até o fim. Nós pregamos, mas quem convence e converte é o Espírito Santo, e “tudo o que Deus faz dura eternamente” (Eclesiastes 3.14).

Como estamos organizados

Para melhor desempenharmos o nosso papel e cumprirmos a nossa missão, estamos organizados em Conselhos e Sociedades Internas, a saber:

  • Conselho da Igreja, formado pelos pastores e presbíteros
  • Junta Diaconal, formada pelos diáconos
  • SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina)
  • UPH (União Presbiteriana de Homens)
  • UMP (União de Mocidade Presbiteriana)
  • UPA (União Presbiteriana de Adolescentes)
  • UCP (União de Crianças Presbiterianas)
  • Ministério de Casais
  • Conselho Missionário e Conselho de Ensino, formado pela diretoria e pelos professores da Escola Bíblica Dominical e pelos pastores
  • Congregações a saber:
    Congregação Poço D’anta
    Congregação Betel
    Congregação Monte das Oliveiras.

Filosofia de Ministério

Esta é uma Igreja voltada para a adoração a Deus, para a edificação dos crentes através do estudo da Palavra de Deus e da oração, para a vida comunitária em amor e serviço com mãos estendidas para ajudar os mais necessitados. Uma Igreja com visão missionária e evangelística. procurando fazer a sua parte para o cumprimento do IDE de Jesus, contribuindo, assim, com Agências Missionárias no Brasil e no Exterior.

0

Ano de Organização

0

Pastores

0

Congregações

0

Membros

Equipe

Conheça nossa equipe pastoral

Rev. Paulo Martins Silva

Pastor Efetivo

Rev. Robson Pires Gripp

Pastor Efetivo

Rev. Jose Nicomedos Pinheiro Jr

Pastor Colaborador

Acompanhe

Nossas Mensagens