O sábio conhece o Senhor

“Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR. Jeremias 9.23, 24.”

Os jovens da nossa Igreja comemoram hoje o dia da Mocidade Presbiteriana. Desejamos que os jovens conheçam o Senhor e andem na sua presença. O povo de Deus saiu do Egito e se misturou com as outras nações que não conheciam o Senhor. O juízo de Deus veio sobre a nação porque abandonou o Senhor. Quando o juízo de Deus vem, não há sabedoria, força nem riqueza que pode detê-lo. As calamidades que atingem as nações mostram a soberania de Deus, a fim de que as pessoas reconheçam o poder de Deus e temam o seu nome.

O profeta Jeremias anunciou o julgamento da nação por causa do abandono do Senhor. Deixaram de buscar o Senhor, para buscar os deuses das nações que não tem hálito de vida e o Senhor manifestou a sua ira contra o seu povo. Os deuses dos povos são ídolos mortos de ouro e prata fabricados pelas mãos humanas. Eles não têm nenhum sopro de vida, porque o Espirito de Deus não habita neles. Jeremias comparou os deuses dos povos a cisternas rachadas que não podem reter águas.

O Senhor nos adverte para não nos gloriarmos nas coisas temporais deste mundo. Alguns homens foram usados por Deus com a sua força para subjugar os inimigos, mas quando desobedeceram a Deus foram humilhados. Alguns homens foram usados por Deus em sua sabedoria para manifestar a sabedoria do Senhor, mas quando deixaram de buscar o Senhor, não foram abençoados. Alguns reis confiaram em seu poder para humilhar os servos de Deus, mas Deus mostrou a sua ira não lhes dando um sepultamento honrado.

Precisamos crer em Jesus Cristo e conhece-lo vivendo em comunhão com Ele. O apóstolo Paulo aprendeu a não se gloriar em seu conhecimento e sabedoria. Mas ele se gloriava na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. Os judeus buscam o poder, os gregos buscavam a sabedoria. Paulo se gloriava na palavra da cruz que é o poder de Deus e a sabedoria de Deus para todo aquele que crê.

Na cruz de Cristo encontramos a misericórdia de Deus provendo a salvação para os pecadores. Na cruz vemos o juízo e a justiça de Deus condenando o pecado do mundo em seu Filho Jesus Cristo, que morreu na cruz para a salvação dos pecadores. Devemos nos gloriar em conhecer a Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador porque ele se agrada daqueles que creem no seu nome.

Pr. Robson Gripp