A pratica da humildade

“Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.” Mateus 18.3

A Bíblia valoriza as crianças. Jesus tratou as crianças com dignidade. A Palavra de Deus chama os filhos de herança do Senhor, galardão de Deus para os pais,
e os filhos são comparados a flechas na mão do guerreiro para proteção da família. A criação dos filhos era um sinal de honra e da bênção de Deus na família.


Jesus tratou as crianças com dignidade. Jesus deu exemplo de humildade aos discípulos. Enquanto os discípulos estavam preocupados em saber quem era o maior, Jesus tomou uma criança, colocou-a no meio deles, tomou em seus braços e ensinou algumas verdades preciosas aos seus discípulos sobre o reino dos céus.

Jesus ensinou que é necessário se converter e se tornar como uma criança, para entrar no reino de Deus. Uma criança é totalmente dependente dos seus pais para a sua sobrevivência. Do mesmo modo nós dependemos inteiramente da graça de Deus para a nossa salvação. No início do Sermão do Monte, Jesus disse que os humildes de espírito são os herdeiros do reino dos céus (Mateus 5.3). Os humildes de espírito são os que reconhecem que não são merecedores da graça de Deus. O pecado nos torna miseráveis aos olhos de Deus, por isto é necessário reconhecermos a nossa condição de miséria espiritual e aceitarmos o convite de buscar a graça de Deus.

Jesus ensinou que é necessário se humilhar como uma criança para ser o maior no reino dos céus. O único caminho para subirmos aos olhos de Deus é descermos aos olhos dos homens. Jesus afirmou que João Batista foi o maior dentre todos os profetas. Ele não pregou nos palácios, e no meio da aristocracia, mas no deserto, e as multidões corriam até ele, e centenas de pessoas foram batizadas.

Jesus ensinou que quem recebe uma criança, está recebendo a Jesus Cristo. Jesus vê as pessoas que são carentes da graça de Deus como crianças. Jesus disse que quando dermos de comer, de beber ou vestuário para vestir a uma destas pessoas pequeninas que carecem de assistência, nós estamos dando a Ele, nós estamos servindo a Ele.

Jesus protege as crianças. Ele envia anjos dos céus para protegerem as crianças. A bíblia diz que o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. As crianças quando estão com medo correm para os seus pais. Nós devemos temer a Deus que nos protege dos perigos deste mundo, e nos livra do inimigo de
nossas almas.

Pr. Robson Gripp.