A promessa do Espírito Santo

“A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias”. (Atos 1.3-5).

Quando Jesus morreu houve uma grande tristeza no coração dos discípulos de Jesus. No caminho de Emaús Jesus encontrou dois discípulos desanimados, mas Jesus restaurou-lhes a alegria com sua presença.

Jesus encorajou os discípulos com a sua ressurreição. Durante quarenta dias Jesus apareceu várias vezes aos discípulos dando demonstrações incontestáveis de sua ressurreição. Jesus comeu com eles, conversou com eles, mostrou os seus cravos e deu-lhes um novo ânimo para realizarem o ministério que confiou a eles. Os discípulos que estavam profundamente decepcionados e amedrontados com a morte de Jesus ganharam um novo ânimo e encorajamento com a ressurreição de Jesus.

Jesus encorajou os seus discípulos com a promessa do Pai. A revelação de Deus é apresentada em três etapas. O Pai se revelou no Antigo Testamento. O Filho se revelou nos evangelhos: “havendo Deus outrora falado aos pais pelos profetas, nos últimos dias nos falou pelo filho”. Hb.1.1 E o Espírito Santo se revelou na igreja após a ascensão de Jesus. A promessa do Pai sobre a vinda do Espírito Santo, foi anunciada por João Batista e também por Jesus. Jesus disse aos discípulos para não se ausentarem de Jerusalém, mas eles deveriam aguardar a vinda do Espírito Santo.

João Batista disse em suas pregações que ele batizou com água, mas depois dele vem aquele que batiza com o Espírito Santo. O batismo com água e o batismo com o Espírito Santo não são dois eventos distintos na vida dos crentes. A comparação feita entre o batismo com água e o batismo com o Espírito Santo era para enfatizar o sinal externo e público da obra interna do Espírito Santo, ensinando que a conversão se dá mediante o lavar regenerador e renovador do Espirito Santo de Deus.

Jesus ensina a necessidade da preparação dos seus discípulos. Eles deveriam aguardar a vinda do Espírito Santo em oração para realizar a obra de Deus pregando o evangelho no poder do Espirito. Como igreja do Senhor precisamos nos revestir da graça e do poder de Deus para realizar a sua obra.

Rev. Robson Pires Gripp