Os mandamentos do Espírito Santo

“Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas” (Atos 1.1-3).

O livro de Atos dos Apóstolos é uma continuação do evangelho de Lucas. O primeiro livro apresenta as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até o dia de sua ascensão. O segundo livro apresenta as coisas que Jesus continuou a fazer após a sua ascensão através do Espírito Santo, estabelecendo a Igreja de Cristo no Pentecostes levando a expansão da igreja até aos confins da terra.

Teófilo significa amigo de Deus. O tratamento formal que Lucas dá a Teófilo chamando-o de excelentíssimo em Lucas 1.3 normalmente era reservado para as pessoas de alta graduação que ficava imediatamente abaixo da aristocracia do Senado. Naquele tempo era costume dedicar um livro a uma pessoa ilustre e
poderosa que fazia circular o livro. Esta estratégia evangelística foi usada por João Calvino que dedicou vários comentários da Bíblia aos reis da Europa em
sua época.

Antes de subir ao céu Jesus deu vários mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolheu para promover o evangelho de Deus. Jesus abriu o seu entendimento para compreenderem as Escrituras ensinando que era necessário que se cumprisse tudo o que estava escrito a seu respeito, que era necessário que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos ao terceiro dia e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão de pecados a todas as nações começando de Jerusalém.

Jesus prometeu enviar o Espírito Santo para lembrar tudo aquilo que Ele ensinou e agora ordena aos discípulos que aguardem em Jerusalém a promessa do Pai até que do alto sejam revestidos de poder para cumprir a missão.

Do mesmo modo o Senhor Jesus nos escolheu para sermos seus discípulos e nos envia ao mundo para anunciar o evangelho, e sermos suas testemunhas.

Jesus nos chama para estarmos com Ele. Jesus nos envia para sermos luzes no mundo e nos assiste com a presença e o poder do Espírito Santo.

Rev. Robson Pires Gripp