A razão da nossa fé – XXI

“… antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo…” (2 Pedro 3:18).

O que é batismo, porque a igreja presbiteriana não batiza por imersão e quais são as bases bíblicas para o batismo por aspersão são os assuntos que veremos hoje, a partir das perguntas 56, 57 e 58 do livreto, A Razão da Nossa Fé, de autoria do Rev. Adão Carlos do Nascimento.

56 . O que é Batismo? É um Sacramento que consiste no derramamento de água sobre a cabeça do batizando, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, indicando a recepção solene do batizando na Igreja e selando a sua união com Cristo.

57 . Por que a Igreja Presbiteriana não batiza por imersão? Porque há relatos e circunstâncias, na Bíblia, que nos levam a concluir que o Batismo bíblico não era aplicado por imersão. Vejamos:
1. João Batista, por acaso, conseguia imergir no Jordão as multidões que iam ter com ele? (Mt 3.5-6).
2. Onde, em Jerusalém, os Apóstolos conseguiram água para imergir três mil pessoas, no dia de Pentecoste? (At 2.41).
3. Paulo foi batizado dentro da casa de Judas (At 9.10-19). Haveria ali algum tanque, onde ele pudesse ser imerso?
4. O carcereiro de Filipos foi batizado por volta da meia noite, depois de um terremoto que fendera as paredes da prisão (At 16.23-33).
É possível pensar em imersão num caso como este?

58 . Quais são as bases bíblicas do Batismo por aspersão? São muitas. Mencionaremos aqui apenas algumas:
1. As profecias sobre a nova era, a dispensação da graça, fala da purificação dos povos pelo derramamento de água sobre eles, numa alusão que inclui o Batismo cristão (Ez 36.25; Is 44.3).
2. A palavra grega baptismós (=batismo, em português) é usada pelo Autor da Epístola aos Hebreus (9.10), quando fala das abluções que se faziam no Velho Testamento. E tais abluções eram feitas por aspersão (Hb 9.19-21; Nm 8.7). Se, no Antigo Testamento, as abluções eram por aspersão, por que teriam de ser diferentes no Novo Testamento?
3. O Batismo com o Espírito Santo, nas Escrituras, é descrito como um derramamento (Is 44.3; Jl 2.28-29; At 2.18-33; 10.45;11.15-16). E Jesus disse aos Seus discípulos “João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo”. – (At 1.5). Se o Batismo com o Espírito Santo significa que o Espírito é derramado sobre as pessoas, podemos inferir que o batismo com água também deve ser feito mediante derramamento de água sobre os batizados.
4. No Batismo a água é apenas símbolo, como o são o pão e o vinho, na ceia do Senhor.
Logo, não importa a quantidade de água usada no Batismo.

Continua…