Excelência da Bíblia

“Bem-aventurados os… que andam na lei do Senhor… os que guardam as  suas prescrições… e andam nos seus caminhos” (Sl 119.1,2,3).

A propósito do Dia da Bíblia, reflitamos  sobre a Excelência da Palavra de Deus, a partir do Salmo 119, versículos 7 e 8, que afirma:

“A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos”. 

Nestes versículos, encontramos algumas afirmações que evidenciam a excelência da Bíblia, a Palavra de Deus, a saber: 

1. Que a alma humana, separada da comunhão do Senhor por causa do pecado, uma vez que “os nossos pecados fazem separação entre nós e o nosso Deus” (Is 59.2), pode ser restaurada através da Palavra de Deus.

2. Que o testemunho do Senhor, torna o homem sábio e o faz compreender o plano de Deus para a sua salvação.

3. Que os preceitos do Senhor proporcionam a verdadeira alegria ao coração humano, pois mostram o caminho para livrá-lo de todo peso e do pecado que tenazmente o assedia.

4. Que o mandamento do Senhor ilumina os olhos do homem, possibilitando-o a ver que, sem Cristo ele está  perdido e morto em seus delitos e pecados; e que, em Cristo, tem a real possibilidade de mudar esse quadro, passando da morte para a vida.

Visto que a Palavra de Deus é tão excelente e pode fazer tanto bem às nossas vidas, cabe-nos, como fez o salmista, no Salmo 119, orar e pedir ao Senhor: “Ensina-me os teus preceitos (v.12). Desvenda os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei (v.18). Vivifica-me segundo a tua palavra (v.25). Faze-me atinar com o caminho dos teus preceitos (v.27). Fortalece-me segundo a tua palavra (v.28). Guia-me pela vereda dos teus mandamentos (v.35). Desvia os meus olhos para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho (v.37). Firma os meus passos na tua palavra (v.133)”.

Feitas estas petições, cabe-nos assumir um compromisso sério com o Senhor e declarar com sinceridade: “Guardo no coração as tuas palavras (Sl v.11). Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito. Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra (vv.15,16)”; para que sejamos verdadeiramente felizes.