O Cordeiro de Deus

“No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus,  que tira o pecado do mundo”! João 1.29.

Quando João Batista começou a pregar o evangelho, no deserto da Judeia, cheio do Espírito Santo, muitas pessoas saíam de Jerusalém, da Judeia e circunvizinhança do Jordão para ouvir João Batista e eram batizadas por ele confessando os seus pecados. João Batista pregava o arrependimento de pecados e anunciava uma mensagem objetiva sobre o Messias: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Esta mensagem comunicava a identidade do Messias e a missão do Messias.

João Batista identificou o Messias como o Cordeiro de Deus. Ele usou a figura do Cordeiro para comunicar que Jesus é o sacrifício escolhido para fazer expiação pelos nossos pecados. Jesus é o Cordeiro que foi mencionado por Abraão a Isaque no Monte Moriá como provisão de Deus (Gn. 22.8). 

Em Apocalipse 13.8 nós lemos que o Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo. O sacrifício que Deus fez no Jardim do Éden para prover roupas para os primeiros pais e os sacrifícios que eram feitos no tabernáculo para expiar o pecado do povo anunciavam o sacrifício perfeito de Cristo. 

Na maioria das religiões o ser humano providencia sacrifício para os seus deuses. Mas no Cristianismo é Deus quem providencia o sacrifício para o ser humano. Jesus foi enviado pelo Pai para ser o nosso sacrifício morrendo na cruz do Calvário em nosso lugar. 

João Batista apresentou a missão do Messias. 

Jesus foi enviado para tirar os nossos pecados através do seu sacrifício. Não foi pelos seus milagres que Jesus perdoou os nossos pecados. Mas foi na cruz que Jesus triunfou sobre o pecado. Ele foi traspassado pelas nossas transgressões para sermos salvos do pecado. 

Jesus veio para tirar o pecado das pessoas do mundo inteiro. Isto não significa que todas as pessoas do mundo serão salvas, porque a Palavra de Deus diz que aquele que não crê já está julgado, mas em todos os povos,  raças, tribos e nações haverá pessoas que serão salvas. Jesus veio para tirar todo tipo de pecado, sem acepção de raça, religião ou cultura.

Jesus continua tirando o pecado do mundo. Jesus morreu há quase dois mil anos atrás, mas o efeito da sua morte na cruz é eficaz em nossos dias de tal modo que Jesus continua libertando as pessoas dos seus pecados.