Jesus veio em forma humana

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”. João 1.14.

A doutrina da encarnação é o grande mistério do evangelho manifestado na vida de Jesus Cristo. O apóstolo João faz várias declarações sobre a importância do mistério da encarnação de Jesus Cristo. O versículo 14 é uma das mais belas descrições que encontramos nas Escrituras sobre o Filho de Deus. “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”. O apóstolo João descreve dois propósitos da encarnação neste pequeno versículo:

Jesus veio ao mundo em forma humana para manifestar a graça e a  verdade de Deus. Quando Moisés estava no deserto, o povo havia pecado fazendo um bezerro de ouro. Moisés rogou ao Senhor que mostrasse a sua glória (Ex. 33:18). Então o Senhor lhe respondeu que faria passar toda a sua bondade diante de Moisés expressando a sua misericórdia para com aqueles que Ele se compadecesse (Ex. 33:19). E tendo o Senhor se manifestado a Moisés, ele reconheceu que Deus é grande em misericórdia (bondade) e fidelidade (verdade, Ex. 34:6). Do mesmo modo quando Jesus veio ao mundo, aqueles que creram em Jesus puderam experimentar a bondade de Deus em receber o Seu perdão, e a verdade de Deus em ver cumprida a Sua Palavra.

Jesus veio revelar a glória de Deus. A palavra usada pelo apóstolo João para habitar significa morar em tendas. O propósito de João era que os seus leitores associassem a habitação de Jesus entre os homens com a presença de Deus na tenda do tabernáculo. Através do tabernáculo o povo de Israel pôde contemplar de forma visível a manifestação de Deus enchendo o tabernáculo com a sua glória. Os cristãos receberam um privilégio muito maior do que os israelitas no deserto. Os israelitas contemplaram a glória de Deus manifestada no tabernáculo construído pelas mãos humanas, enquanto os cristãos contemplam a manifestação viva da glória de Deus encarnada na pessoa de Jesus, que é um templo não feito por mãos humanas.

Nós temos visto a glória de Deus na vida de Jesus Cristo, no seu ministério e na sua morte gloriosa que trouxe a nossa redenção. Na encarnação de Jesus Cristo vemos o nosso Deus tomando a forma humana para dar dignidade a vida humana, e para nos resgatar do pecado a fim de encontrarmos o perdão de Deus e a vida eterna.