Sê tu uma bênção

Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 12.1-3.

No dia 12 de agosto de 1859 chegou ao Brasil o Rev. Ashbel Green Simonton dando início ao estabelecimento da Igreja Presbiteriana do Brasil apesar das barreiras da língua e das restrições ao culto protestante.

Simonton deixou os Estados Unidos para pregar o evangelho de Jesus Cristo, fazendo como Abraão que saiu da sua terra. Abraão atendeu a voz do Senhor pela fé, rompendo relacionamentos com a sua família, com a sua religião e com as suas tradições. Sair da terra significava abandonar o deus daquela terra. Se ele se arrependesse e quisesse retornar não seria recebido pela sua cidade. Deus prometeu fazer de Abraão uma grande nação, e chamou-o para ser bênção para as demais nações. 

Assim como Deus abençoou Abrão, abençoou também o ministério do Rev. Simonton de apenas 8 anos no Brasil estabelecendo uma igreja influente em nossa nação, que já alcançou todos os estados do Brasil e envia missionários para várias nações. Deus continua chamando os seus servos para serem bênçãos em casa, na igreja, na cidade e em todas as nações. Mas ainda há grandes desafios para a Igreja. 

Há o desafio da evangelização. Há muitos parentes e amigos que ainda não conhecem o Evangelho de Jesus. Cada cristão recebeu a missão de ser testemunha de Cristo. Devemos orar e semear a mensagem do evangelho para que as pessoas tornem-se sábias para a salvação pela fé em Jesus Cristo.

Há o desafio diaconal. Há a necessidade de colocar os nossos dons e talentos no serviço ao próximo, no atendimento à coletividade, na expressão de amor concreta da Igreja dentro e fora de sua própria comunidade.

Há o desafio missionário. Abraão foi um missionário que exerceu o ministério sacerdotal e profético. Ele ofereceu sacrifício em Siquém junto ao Carvalho de Moré, e a Oriente de Betel intercedendo a Deus por sua família. Como profeta de Deus ele orou e falou em nome do Senhor. Como pais precisamos orar por nossos filhos e falar da Palavra de Deus a eles para que permaneçam no Senhor, e tenham prazer em andar na presença de Deus.