O testemunho acerca de Jesus

João Batista foi enviado para testemunhar que Jesus Cristo é a luz que dá vida aos homens. O ministério de João Batista nos ensina a natureza e o caráter do ministério da igreja e serve de modelo para os servos de Cristo.

O ministério da igreja é dar testemunho da luz. Ao declarar que João Batista não era a luz, o apóstolo João enfatiza que o propósito da pregação do evangelho não é exaltar o pregador, mas sim exaltar a Jesus. A pregação do evangelho apresenta a Jesus Cristo crucificado como a verdadeira sabedoria de Deus e o poder de Deus para todo aquele que crê no Filho de Deus. A ética do pregador precisa imitar a ética de João Batista: “Convém que ele cresça e que eu diminua”. (Jo. 3:30).

O propósito da pregação do evangelho é que as pessoas creiam no evangelho de Deus. A pregação do evangelho se dá através da proclamação da pessoa de Jesus Cristo, e da obra que Ele fez por nós morrendo na cruz do Calvário e ressuscitando ao terceiro dia. Mas o testemunho do evangelho vai além da proclamação. O ministério da pregação demonstra interesse na conversão das pessoas para que muitos creiam em Jesus Cristo como Salvador de suas vidas. 

Quando João Batista pregava, ele anunciava com vigor o evangelho. Ele falava da ira de Deus contra o pecado, do julgamento final, e da necessidade urgente de arrependimento para fugir da ira de Deus. A sua pregação mostrava uma preocupação sincera com a condição degradante da vida espiritual das pessoas e do destino final de suas almas. 

A apresentação de Jesus como a luz do mundo, mostra que as pessoas deste mundo estão em grandes trevas espirituais, por isto elas odeiam a luz. Aqueles que vivem no pecado não amam a Jesus, porque a vida de Cristo é a luz que revela as trevas do pecado. Aqueles que estão nas trevas, são completamente ignorantes das coisas espirituais e não podem conhecer os caminhos de Deus. 

Jesus é a luz que ilumina todo o homem. Ele acende uma luz no coração humano para conhecer a Jesus Cristo o único caminho que nos leva à presença do Pai celestial. Somente a luz de Cristo pode conceder sabedoria para esta vida e a vida eterna.