II. AS DIFICULDADES DOUTRINÁRIAS

O povoado rural crescia, mas grande parte da população de origem evangélica, da Igreja Luterana de Nova Friburgo estavam se desviando da igreja, se esquecendo de cultivar a fé, buscar o Deus verdadeiro e transmitir os ensinos religiosos a seus filhos.

Uma congregação protestante passava paulatinamente para o seio do romanismo tornando-se indiferente à religião, se entregando ao uso de bebidas alcóolicas, uso de cachimbo e cigarro de palha, e o domingo era pouco respeitado como dia do Senhor. As causas desse desvio foram:

A – A existência de crianças, adolescentes e jovens nascidos em Alto Jequitibá que nunca tiveram contato com o Evangelho porque não havia templo nem pastor na região.

B – Para que uma criança fosse registrada era necessário ser batizada na Igreja Católica. Muitos filhos de luteranos foram batizados na Igreja Católica para que os filhos herdassem os bens dos pais quando eles morressem. Do mesmo modo, muitos casamentos eram realizado pelo padre com efeito civil, para se obter o registro.

C – De 1868 a 1897 não houve pastores em Alto Jequitibá. A ausência de um guia espiritual para visitar um enfermo muitas vezes em fase terminal, realizar uma festa de bodas de ouro, apaziguar um atrito entre família, alegrar-se com os que se alegram, chorar com os que choram, certamente foi a causa do esfriamento da fé de muitos.

D – O gosto pelas festas religiosas, a necessidade de procurar uma igreja, onde o ser humano realmente sente a vontade de buscar o Criador.

Henrique Eller tornou-se uma voz a clamar pela manutenção da fé e fidelidade aos princípios bíblicos. Henrique era casado com D. Juliana Louback que visitava os crentes, conversava com eles, estimulando-os a serem fieis a

Igreja; citando a Palavra de Deus: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós para que não ouça”. Is. 59.1, 2.