As qualificações dos diáconos – 2ª Parte

“Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis de, uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa, conservando o mistério da fé com a consciência limpa, pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus” (I Tm 3.8,9,12,13).

Na devocional anterior, destacamos algumas qualidades que devem estar presentes na vida daqueles a quem o Senhor escolhe para servi-lo como Ministros da Misericórdia, ou seja, como diáconos. Hoje vamos prosseguir, mostrando outras qualidades a serem observadas na vida dos diáconos. Estes homens devem:

Ser Respeitável (ITm 3.8). O diácono precisa ter honestidade, dignidade e seriedade (1ª Tm 3.8,11; Tt 2.2; Fp 4.8), para conquistar respeitabilidade. Para ser respeitável, deve ter um procedimento sério, digno de todo respeito e admiração, como resultado da submissão dos seus sentimentos e pensamentos a Deus.

Ter Uma Só Palavra (I Tm 3.8). O diácono deve ser de uma só palavra (1ª Tm 3.8). A idéia é de que não devem ter “duas palavras”. Tal expressão pode ser entendida de três formas não excludentes:

a) O diácono não deve ser um difamador, levando e trazendo casos dos lares que visita (não deve ser mexeriqueiro);
b) Não deve ser alguém que pense uma coisa e diga outra;
c) não deve ser alguém que diz uma coisa para uma pessoa e algo diferente para outra, falando conforme o interesse do seu interlocutor.

Conservar o Ministério da Fé com a Consciência Limpa (I Tm 3.9). Paulo ensina que os diáconos devem ser bem instruídos no mistério da fé; porque, sempre ministram conselhos a outros; o que precisam fazer bem, com a consciência limpa, por terem orientado e aconselhado de acordo com a palavra do Senhor.

Ser Marido de Uma Só Mulher (I Tm 3.12). Grande parte dos estudiosos não veem este requisito como uma regra que estabeleça que os diáconos devam ser casados. Tais estudiosos entendem que o que o texto diz é que, os diáconos, sendo casados, devem ser esposo de uma só mulher. No entanto, examinando este requisito em conjunto com o anterior e com o próximo, entendemos que o melhor é que o diácono seja casado, e se mostre aprovado na fidelidade à esposa, no criar os filhos e no exercício do sacerdócio na família.

Conhecendo as qualificações, busquemos a orientação do Senhor e votemos nos irmãos que estarão servindo ao Senhor diáconos, nessa igreja.

Rev. Paulo Martins