A resposta ao Evangelho

“Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. Atos 2.37 e 38.

Quando o evangelho de Jesus Cristo é pregado o Espírito Santo causa uma compunção no coração das pessoas que respondem à convocação de Deus para uma
transformação de vida. Quando as pessoas perguntaram o que deviam fazer Pedro respondeu: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo.

A resposta de Pedro foi um apelo à conversão. A conversão começa com o arrependimento. Deus confronta as pessoas com o seu pecado e espera que haja
arrependimento, quebrantamento, avivamento, tristeza profunda pelo pecado, abandono de toda impiedade e iniquidade. Deus envia os seus profetas para anunciar a sua vontade, clamar contra o pecado e anunciar a promessa de perdão aos que se arrependem dos seus pecados.

Deus expressa a sua tristeza e decepção contra os que são indiferentes à sua Palavra e se agrada dos que se arrependem. O arrependimento é uma tristeza profunda pelo pecado que leva à uma mudança de mentalidade. Aquele que antes estava escravizado ao pecado e tinha prazer no pecado, é liberto do poder do pecado e passa a ter prazer em agradar a Deus.

A conversão se dá pela fé em Jesus Cristo. A verdadeira conversão não é uma mera mudança de religião. A verdadeira conversão é conversão à pessoa de Jesus
Cristo. Aqueles que confessam a Jesus Cristo como Senhor das suas vidas passam pelo batismo e profissão de fé confessando publicamente que Jesus Cristo é o Senhor da sua vida, reconhecendo que são pecadores e precisam ser purificados e cedendo a autoridade da sua vida ao Senhor Jesus Cristo. Aqueles que se arrependem dos seus pecados e são batizados em nome de Jesus Cristo recebem duas grandes bênçãos.

A primeira bênção é a remissão de pecados. Os seus pecados são perdoados por Deus para sempre. A Bíblia diz que eles são lançados no fundo do mar onde nunca
mais poderão ser pescados ou lembrados. O perdão de pecados é oferecido a todos aqueles que confessam a Jesus Cristo através do sangue de Jesus que foi derramado na cruz do calvário para a purificação de toda iniquidade.

A segunda bênção é o dom do Espírito Santo. O batismo do Espírito Santo é o presente que Jesus concede a todos aqueles que nele creem. A Palavra de Deus diz que todos os crentes foram batizados com o Espírito Santo e integrados no corpo de Cristo que é a igreja, porque Deus não faz acepção de pessoas (1 Co 12.12, 13). Quando cremos em Jesus Cristo recebemos o Espírito Santo em nossas vidas que é onisciente, onipresente, onipotente e eterno.

Rev. Robson Pires Gripp