Porque Jesus morreu na cruz?

“Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis; sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos”. Atos 2.22 e 23.

O apóstolo Pedro atribuiu a morte de Jesus a duas razões. Em primeiro lugar ao pecado dos homens, e em segundo lugar ao desígnio e presciência de Deus.

Jesus morreu por causa dos pecados dos homens. Os apóstolos afirmaram que Herodes, Pilatos, judeus e gentios conspiraram contra Jesus (Atos 4.27).

Judas foi quem traiu a Jesus. Judas Iscariotes que foi o discípulo de Jesus amava mais ao dinheiro do que ao reino de Deus. Judas se vendeu aos sacerdotes, traindo a Jesus por 30 moedas de prata. Judas cedeu à pechincha dos sacerdotes vendendo Jesus pelo preço de um escravo comum. Judas foi motivado pela ganância e foi instigado pelo diabo.

O Sinédrio condenou Jesus. O Sinédrio condenou a Jesus Cristo por inveja. Durante o seu ministério Jesus confrontou a liderança religiosa judaica formada pelos
fariseus e saduceus, chamando-os de hipócritas porque colocavam fardos pesados sobre os ombros do povo. Jesus tornou-se popular por sua franqueza em confrontar líderes políticos e religiosos.

O Império Romano executou a morte de Jesus. Quando os sacerdotes apresentaram a Jesus como um criminoso, Pilatos sabia que Jesus era inocente de todas as acusações que foram feitas, mas que por inveja os judeus queriam a morte de Jesus. De várias maneiras, Pilatos tentou libertar a Jesus, enviando-os a Herodes,
reconhecendo que não via nele nenhum crime, invocando o perdão da Páscoa e protestando a sua inocência. Mas o próprio Jesus disse que ele não tinha autoridade para se opor a autoridade de Deus.

Quando Herodes, Pilatos, os judeus e os gentios conspiraram contra o Filho de Deus, nós também conspiramos com os nossos pecados. Jesus morreu por causa dos nossos pecados.

Jesus morreu por causa do desígnio e presciência de Deus.

A morte de Jesus já havia sido planejada por Deus e profetizada nas Escrituras do Antigo Testamento (Is. 53.4-12). A morte de Jesus não foi uma surpresa. Ele mesmo disse que veio para aquela hora (João 12.27). Ele anunciou três vezes que era necessário que ele sofresse, morresse e ressuscitasse.

O desígnio e propósito de Deus ao enviar Jesus para morrer na cruz por causa dos nossos pecados era para fazer expiação por nós a fim de recebermos o perdão de Deus.

Rev. Robson Pires Gripp