Precisamos batalhar pela Fé

“… exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos” (Jd 3).

Judas tinha um forte zelo e um profundo amor pelos seus irmãos na fé, e queria instruí-los na verdade. A princípio, Judas planejava instruí-los sobre a salvação, precisou mudar de planos e, instruir os irmãos sobre a necessidade de batalharem pela fé, pois algumas pessoas haviam se infiltrado nas igrejas introduzindo ensinos falsos e heresias muito prejudiciais, que estavam atrapalhando o fortalecimento das mesmas.

Hoje, mais do que nunca, a igreja precisa batalhar pela fé. Antes de prosseguirmos precisamos esclarecer que Judas usa a palavra fé com um sentido diferente do habitual. Ele se refere à fé como “conjunto de verdade” que o Senhor deu ao seu povo. Assim, Judas nos exorta a batalharmos pela Palavra de Deus, pelas Escrituras, o manual de instrução, o guia que o Senhor nos deu para orientar o nosso relacionamento com Ele. Desse modo, o nosso relacionamento com Deus deve ser orientado e guiado pelo que Ele nos revelou em sua Palavra. Se esse conjunto de verdades for distorcido, nosso relacionamento com o Senhor também o será.

Esse conjunto de verdades não foi uma invenção humana, mas sim a revelação que o próprio Deus deu aos seus servos para registrar suas instruções ao seu povo; e Judas nos exorta a batalharmos por esse conjunto de verdades, uma vez que falsos mestres estavam transformando a Graça em uma licença para a prática da imoralidade e, com esse comportamento imoral, negavam a Cristo e seu senhorio. Por essa razão, Judas convoca os crentes a batalharem pela fé, para que a verdade fosse preservada. Essa é também nossa missão.

A mensagem de Judas é atualíssima. Pois a Igreja precisa batalhar pelos princípios espirituais, éticos e morais exarados na Palavra de Deus, que é o nosso manual de instrução para uma vida cristã saudável e aprovada pelo Senhor.

Rev. Paulo Martins Silva