A razão da nossa fé – XX

“… antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo…” (2 Pedro 3:18).

Como se disciplina os membros na igreja presbiteriana e o que é sacramento não os assuntos que veremos hoje, a partir das perguntas 54 e 55 do livreto, A Razão da Nossa Fé, de autoria do Rev. Adão Carlos do Nascimento.

54 . Como se faz a disciplina de membros na Igreja Presbiteriana? O membro da Igreja só pode ser disciplinado depois de processo eclesiástico regular. Este processo será instaurado mediante queixa ou denúncia, por escrito, apresentada por um membro ou oficial da Igreja. Ao citar o faltoso para comparecer à reunião do conselho previamente marcada, deve o conselho mandar-lhe uma cópia da queixa ou denúncia, facultando-lhe, assim, ampla possibilidade de defesa. As penas que podem ser aplicadas são as seguintes, de acordo com a gravidade da falta cometida:
1. Admoestação;
2. Afastamento da comunhão por tempo determinado ou indeterminado;
3. Exclusão da Igreja, pena que só será aplicada quando o faltoso se mostrar incorrigível e contumaz.
Toda disciplina visa ao próprio bem dos culpados, a corrigir escândalos, erros ou faltas, e a promover a honra de Deus e a glória de Jesus Cristo. Toda pessoa disciplinada terá o direito à restauração de sua comunhão com a Igreja, mediante prova de arrependimento. O membro da Igreja que estiver sob disciplina, não pode participar dos sacramentos.

55 . O que é sacramento? É uma ordenança sagrada instituída por Cristo, para simbolizar, selar e aplicar ao crente os benefícios da salvação. Cristo instituiu dois sacramentos: O batismo e a Santa Ceia ou Eucaristia, que quer dizer “Ações de Graças” (Mt 28.20; 1Co11.23-25).

Continua…