A razão da nossa fé – XVIII

“… antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo…” (2 Pedro 3:18).

Prosseguindo com as nossas devocionais doutrinárias, extraídas do livreto, A Razão da Nossa Fé, de autoria do Rev. Adão Carlos do Nascimento, hoje veremos as perguntas 49 a 51, como segue:

49 . Quais os deveres do membro da Igreja Presbiteriana? “Viver de acordo com a doutrina da Escritura Sagrada, honrar e propagar o Evangelho pela vida e pela palavra; sustentar, moral e financeiramente, a Igreja e suas instituições; obedecer às autoridades da Igreja, enquanto estas permanecerem fiéis aos Ensinos das Sagradas Escrituras; participar dos trabalhos e reuniões de sua Igreja, inclusive das assembleias administrativas.

50 . Como é o governo da Igreja Presbiteriana? O governo da Igreja local é exercido pelo Conselho, formado pelo Pastor (ou pastores) e pelos Presbíteros eleitos pela assembleia da Igreja. Sob a supervisão do Conselho, funciona a Junta Diaconal, constituída de todos os Diáconos da Igreja, também eleitos pela assembleia da Igreja local. Os Diáconos cuidam da assistência social promovida pela Igreja e da ordem no Templo e suas dependências. Acima do Conselho estão os demais Concílios da Igreja: Presbitério, Sínodo e Supremo Concílio.

51 . Que é Concílio? É uma Assembleia constituída de Pastores e Presbíteros. Os concílios da Igreja Presbiteriana, em ordem ascendente, são os seguintes:
a) Conselho, que exerce jurisdição sobre a Igreja local;
b) Presbitério, que exerce jurisdição sobre Pastores e Conselhos;
c) Sínodo, que exerce jurisdição sobre vários Presbitérios de determinada região;
d) Supremo Concílio, que exerce jurisdição sobre todos os Concílios.
De todos os atos e reuniões dos Concílios lavra-se Ata, que é submetida ao exame e apreciação do Concílio imediatamente superior ou, seja, o Presbitério examina as Atas dos Conselhos que lhe estão jurisdicionados, o Sínodo as Atas dos Presbitérios que lhe estão jurisdicionados e o Supremo Concílio examina as Atas dos
Sínodos.

Continua…