A razão da nossa fé – XII

“… antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo…” (2 Pedro 3:18).

Prosseguindo com as nossas devocionais doutrinárias, hoje veremos as perguntas 28 a 31 do livreto A Razão da Nossa Fé, de autoria do Rev. Adão Carlos do Nascimento, que estamos transcrevendo. Vejamos:

28 . Como a obra redentora de Cristo é aplicada ao pecador?  Deus, através do Espírito Santo, aplica ao pecador a obra redentora de Cristo, operando nele a vocação eficaz, a regeneração, o arrependimento para a vida, a fé salvadora, a justificação, a adoção de filhos, a santificação e a glorificação.

29 . Que é vocação eficaz? É a atração irresistível que Deus (Rm.8:30), por meio da Palavra e do Espírito Santo (Rm.10:14-17; Jo.16:13-14; At.16:14; Ef.4:1), exerce sobre o pecador, levando-o a aceitar a Cristo como seu único Salvador. Se Deus não agisse no coração do pecador, todos, sem exceção, rejeitariam a salvação em Cristo (I Co.2:14).

30 . Que é regeneração? É a ação do Espírito Santo, através da qual ele implanta no coração do pecador, a quem Deus chamou eficazmente, uma disposição santa de servir a Deus em espírito e em verdade (Ef.2:19). É o nosso nascimento (Jo.3:3, 5-8).

31 . Que é arrependimento para a vida? É a tristeza que o pecador sente pelo seu estado de miséria espiritual, acompanhada da resolução de abandonar o pecado e voltar-se para Deus. Há dois tipos de arrependimento: 1. O que leva o pecador a ter tristeza pelo que fez, mas não o induz a abandonar o pecado e a voltar-se para Deus. Exemplo deste tipo de arrependimento é Judas Iscariotes (Mt.27:3-5). 2. O arrependimento para a vida, como o que foi experimentado por Pedro, depois de negar a Cristo (Mt.26:69-75; At.11:18).

Continua…