A razão da nossa fé – X

“… antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo…” (2 Pedro 3:18).

Na devocional do domingo anterior, apresentamos as perguntas 21 e 22 do livreto do Rev. Adão Carlos do Nascimento, intitulado A Razão da Nossa Fé, e suas respectivas respostas que trataram da doutrina da predestinação e sua relação com a evangelização e a lógica humana. Hoje vamos prosseguir com mais três perguntas e suas respectivas respostas.

23 . Qual deve ser a atitude do crente diante da doutrina da predestinação? Aceitá-la com profunda reverência e humildade, por estar fundamentada na Bíblia. Estar convicto de que a sua situação de crente em Jesus Cristo lhe dá a certeza de ser um predestinado para a salvação (Jo.4:44). Louvar a Deus, ser diligente e abundante na obra do Senhor (I Co.15:58) e procurar crescer em santidade (I Pe.1:14-16;   I Jo.3:3). A consciência de ser um predestinado deve ser uma aliada do crente na luta contra o pecado.

24 . Que é pecado? “É a falta de conformidade com a Lei de Deus ou qualquer transgressão dessa Lei.” Isto inclui o nosso estado de decaídos (Rm.3:9-18, 23), a nossa disposição corrompida (Rm.7:21-23), as nossas omissões egoístas (Tg.4:17) e nossos atos, pensamentos e palavras que não se harmonizam com a santa e perfeita vontade de Deus.

25 . Quais são as consequências do pecado? A morte espiritual, ou seja, o rompimento da comunhão com Deus (Gn.2:15-17; 3:1-10), os castigos naturais e os sofrimentos resultantes dos erros cometidos   (2 Sm.12:7-14; Gl.6:7), a escravidão sob o pecado (Rm.7:18-24; Jo.8:34), a morte física (Rm.5:12) e a perdição eterna (Ap.20:11-15).

Continua…