A razão da nossa fé – VIII

“… antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo…” (2Pe 3.18).

Prosseguindo com a nossa transcrição do conteúdo do livreto do Rev. Adão Carlos do Nascimento, com o título acima, vejamos mais algumas perguntas e suas respectivas respostas, como segue:

19 . Como Deus se relaciona com o universo? Deus o criou (Gn 1.1; Ef.3:9), Deus o dirige (Dn 4.35), Deus o governa (Jó 34.12-15; Sl 22.28; 103.19), Deus o preserva (Ne 9.6). Ele tem um plano eterno de ação (Ef 1.11). Nada acontece sem que Ele tenha ordenado ou permitido (Mt 10.29). Deus não improvisa nem é surpreendido pelos acontecimentos. Na Sua infinita sabedoria, Ele dirige tudo segundo Sua própria vontade sem, contudo, tirar a liberdade do homem nem violentar a vontade do ser humano.

20 . Que é predestinação? É a doutrina bíblica segundo a qual Deus já determinou o destino eterno de todo o ser humano (Rm 8.29, 30; Rm 9.14-21; Ef 1.3-5), tanto dos que se salvam como dos que se perdem.

21 . A doutrina da predestinação anula a pregação do evangelho? Não, porque Deus, nos predestina para a salvação “em Cristo”, logo os predestinados para a salvação precisam ouvir o evangelho, a voz do bom pastor, para segui-lo. Podemos ver isso em Atos 18. Esse texto registra que Paulo estava pregando o evangelho em Corinto, quando alguns judeus passaram a fazer-lhe oposição e blasfemar. À noite teve Paulo “uma visão em que o Senhor lhe disse: não temas, pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade” (At 18.9). Deus tinha muitos predestinados
naquela cidade, e Paulo devia permanecer ali pregando o evangelho, pois os predestinados precisavam conhecer o evangelho para serem salvos.

Continua…