A razão da nossa fé

“… antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo…” (2 Pedro 3:18).

Com o propósito de ampliar o nosso crescimento cristão, a partir deste domingo, apresentaremos aos irmãos uma série de reflexões, na forma de perguntas e respostas, extraídas do livreto com o título Razão da Nossa Fé – “A história, as doutrinas e o governo da Igreja Presbiteriana do Brasil, ao alcance de todos.” – 65 questões que precisamos saber responder, de autoria do Rev. Adão Carlos Nascimento, publicado pela Editora Cultura Cristã.

1 . Como surgiu a Igreja Presbiteriana? Surgiu da Reforma do Século XVI. Deus levantou um homem chamado João Calvino para conduzir Seu povo de volta à Bíblia. E, desta volta à Bíblia, nasceu a Igreja Presbiteriana.

2 . Como se processou a Reforma Religiosa do Século XVI? A Reforma tem, como data básica de sua origem, o dia 31 de outubro de 1517, dia em que Lutero afixou as suas 95 teses, contra as indulgências, na porta da capela de Wittenberg. Martinho Lutero era monge agostiniano e pretendia reformar a Igreja à qual pertencia. Porém, como foi excomungado pelo papa Leão X, viu-se obrigado a romper com a sua igreja, dando, assim, origem ao movimento religioso conhecido como Luteranismo.

Movimentos religiosos independentes surgiram em outras regiões. Na Suíça, levantou-se Zwinglio, sucedido depois por Calvino. As Igrejas que adotaram as doutrinas e o sistema Calvinista, denominam-se Igrejas Reformadas ou Presbiterianas. Da Suíça, o Presbiterianismo se espalhou para os Países Baixos, França, Escócia e Inglaterra. E, a seguir, atingiu todos os Continentes. Hoje, os presbiterianos são o segundo maior grupo evangélico do mundo, perdendo em número apenas para os luteranos.

Continua…