Ajude a melhorar o mundo – 2ª Parte

“E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram” (At 13:2,3).

Na devocional anterior, destacamos que os crentes e a igreja podem ajudar a melhorar o mundo, obedecendo a Deus, o Senhor da igreja. Prosseguindo com este tema, vejamos algumas lições que podemos aprender com a igreja de Antioquia, que devem ser assimiladas por cada crente e pela igreja, ainda hoje.

Primeira, a igreja precisa sentir a necessidade de adorar e buscar a Deus. Os crentes precisam ter consciência da necessidade de se reunir pra adorar, orar, buscar e glorificar ao Senhor coletivamente. Quando a igreja assim procede, o Senhor manifesta, de forma clara, a sua vontade e os seus propósitos para a igreja e para o seu povo. Foi exatamente isso que acontecer com a igreja de Antioquia, como lemos nos primeiros versículos de atos 13. “… e, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado” (Atos 13.1,2).

Segunda, a igreja precisa ter sensibilidade para ouvir e compreender a voz do Senhor e se dispor a obedecê-lo. Os crentes, os discípulos de Jesus, precisam desta mesma sensibilidade para ouvir o Espírito Santo e se prontificarem a obedecê-lo. Quando buscamos a Deus, não basta ouvir a Sua voz, precisamos ouvir, compreender e agir de acordo com o que ouvimos. É através d bíblia que Deus nos fala hoje, de forma clara, e os crentes precisam estar dispostos a obedecê-la, como fez a igreja de Antioquia: “Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram” (Atos 13.3).

Continua no próximo número.