Nascimento de Jesus Cristo e sua missão

“… Eis aqui vos trago boa nova de grande alegria… é que hoje vos nasceu… o salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.10).

Vinte e cinco de dezembro é um dia alegre e festivo para os crentes de muitas partes do mundo, pois nele se comemora o nascimento de Jesus Cristo; o aparecimento do Sol da Justiça para um mundo que estava perdido e mergulhado em densas trevas.

 “… eis aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo”. Assim os anjos anunciaram, aos pastores, o nascimento de Jesus Cristo. Sim, o nascimento de Jesus traz grande alegria. O Natal é o aparecimento de Deus entre os homens; do salvador entre os perdidos; da vida entre os mortos; da verdade entre a mentira, o erro e a confusão. O nascimento de Jesus nos traz grande alegria, porque:

“Buscar e salvar os perdidos” (Lc 19.10). A Bíblia ensina que, em Cristo, “Deus visitou e redimiu o seu povo” (Lc 1.68). O verbo redimir, neste texto significa ‘pagar resgate’. Isto significa que Jesus Cristo veio ao mundo para pagar o preço estipulado para o resgate do pecador e conduzi-lo à presença de Deus. O próprio Jesus declarou que o Filho do homem veio para dar a Sua vida em resgate por muitos” (Mt 20.28).

Libertar os cativos. A Bíblia ensina que Jesus Cristo veio ao mundo para “libertar os pecadores dos seus inimigos” (Lc 1.71). Jesus veio ao mundo para libertar os pecadores das garras do diabo, da escravidão do pecado e das paixões carnais e mundanas. Jesus ensinou aos seus ouvintes que “todo o que comete pecado é escravo do pecado”; mas ensinou também que “se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres” (Jo 8.34 e 36).

Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os perdidos, libertar os cativos, dar vida aos mortos e conceder, aos homens, muitas outras bênçãos; pois o nascimento de Jesus Cristo foi e é a visitação de Deus aos homens.