O crente tem a mente de Cristo – 2ª Parte

“… Mas nós temos a mente de Cristo.” (1 Co 2.16).

Por dois domingos temos meditado com os irmãos sobre a afirmação do versículo acima, que afirma que o crente tem a mente de Cristo. Na nossa devocional anterior pensamos sobre ‘como evidenciar essa verdade em nosso viver, à luz de Fp 4.8. Prosseguindo, vamos pensar sobre ‘como mensurar nosso progresso na manifestação da mente de Cristo e dos pensamentos de Cristo em nosso viver diário.

Creio que uma das maneiras de mensurarmos o nosso progresso nesse processo, é verificando o quanto temos incorporado, em nossa vida, os valores celestiais encontrados em Fps 4.8, a saber: ‘verdade, honestidade, justiça, pureza, amabilidade e boa fama’. Quanto mais o crente pensar nesses valores celestiais, assumi-los e praticá-los, mais ele evidenciará a mente de Cristo. Isso é um exercício diário, visto que nessa caminhada, teremos de lutar contra nossos próprios pensamentos, que, muitas vezes, são pensamentos de morte e não de vida. Esta é uma forma prática de verdadeiramente manifestarmos a mente de Cristo.

Olhemos para esses valores celestiais nos quais devemos pensar e colocá-los em prática para evidenciarmos a ‘mente de Criosto’.  

Em primeiro lugar, Verdade. Em Ef 4.25, Lemos:“..Deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo…”. Falar sempre a verdade com as pessoas com as quais convivemos é o ponto de partida para o viver cristão que evidencia a mente de Cristo; Visto que, como Jesus mesmo afirmou, Ele é a verdade, a palavra de Deus é a verdade.  Portanto, o crente deve se empenhar por viver como Jesus, em obediência plena ao Pai e à Sua Palavra (a Bíblia), colocando em prática os seus ensinos e vivendo por modo digno do Senhor, e para o seu inteiro agrado.

Continua no próximo número.