A Supremacia de Jesus

“João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim. Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés;  a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo”. João 1.15-17.  

João Batista afirmou que Jesus tem a primazia. João Batista nasceu seis meses antes de Jesus, mas Jesus já existia antes de seu nascimento. João Batista começou a pregar o evangelho antes de Jesus não porque fosse superior, mas porque era o arauto do rei, a voz que clama no deserto, para preparar o caminho do Senhor. 

Jesus nos dá a plenitude das bênçãos de Deus. Nele habita corporalmente a plenitude de Deus. Jesus Cristo é perfeitamente humano. Ele é o verbo que se fez carne e habitou entre nós cheio de graça. Jesus Cristo é perfeitamente Deus, por isso recebemos dele a plenitude das bênçãos espirituais. Pela graça de Deus nós fomos considerados justos aos olhos de Deus e estamos livres da condenação do pecado. Diariamente somos santificados por Jesus Cristo e seremos glorificados na sua vinda para sermos salvos do poder e da presença do pecado. Em Jesus Cristo encontramos a beleza e a revelação suprema. Ele é a fonte da vida e nos concede coragem e força para viver. 

Jesus é superior a lei. Deus deu a lei por intermédio de Moisés. A lei de Deus foi dada como guardiã para proteger o povo de Deus do pecado. A lei testemunha a superioridade do Deus de Israel sobre os deuses dos povos. A lei de Deus testemunhava que o povo de Deus é um povo abençoado, com leis e estatutos perfeitos e com um Deus tão chegado ao seu povo que o protege e abençoa (Dt. 4.7, 8). A lei revela o pecado e o condena, porque todos pecaram e carecem da glória de Deus. Jesus não veio revogar e a lei mas cumpriu toda a lei. Ele fez o que nenhum homem poderia fazer: Ele cumpriu toda a lei e sendo um homem perfeito ofereceu a Deus, a si mesmo como um sacrifício puro e santo para salvar os pecadores. 

Por intermédio de Moisés nós conhecemos a lei de Deus, e descobrimos que, por causa do pecado, estávamos condenados à perdição eterna. Mas por intermédio de Jesus Cristo, a graça e a verdade se manifestaram, e todo aquele que crê em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, não entra em juízo, mas passa da morte para a vida, recebe o perdão de Deus e a vida eterna.