Os filhos de Deus

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem homem, mas de Deus”. João 1.12-13

Ouvimos dizer que todas as pessoas são filhos de Deus. A Palavra de Deus nos ensina que embora todas as pessoas sejam criadas por Deus, nem todos são verdadeiramente filhos de Deus. Nós aprendemos, na Bíblia, como uma pessoa se torna filho de Deus.  

 Os verdadeiros filhos de Deus são aqueles que recebem a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas. A salvação não pode ser obtida pelas obras humanas, porque elas são impuras e imperfeitas. A salvação é um dom de Deus. Nós obtemos o perdão de Deus através da morte de Jesus Cristo na cruz do Calvário comprando a nossa salvação com o seu sangue e entregando a sua vida por causa dos nossos pecados. Portanto para recebermos esta salvação tão maravilhosa precisamos crer no nome de Jesus.

 Quando os apóstolos Pedro e João foram levados diante do Sinédrio para explicar em nome de quem eles curaram um paralítico, eles disseram que pregavam a Jesus Cristo nazareno a quem os membros do Sinédrio crucificaram na cruz do Calvário. Eles declararam que “não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. Atos 4.12.

 Através da fé no nome do Senhor Jesus Cristo nós somos considerados justos aos olhos de Deus e tornamo-nos novas criaturas. Quando uma pessoa crê no Senhor Jesus Cristo ela experimenta o novo nascimento. Todas as pessoas nascem uma vez fisicamente. Mas os cristãos experimentam dois tipos de nascimentos. Eles nascem fisicamente do ventre de sua mãe, e nascem também espiritualmente, porque nascem da vontade de Deus que é o nascimento da água e do espírito. 

 O novo nascimento é uma obra do poder de Deus que nos torna filhos de Deus. Não podemos nos tornar filhos de Deus pelas ações bondosas que praticamos, mas somos tornados filhos de Deus através da conversão, abandonando a vida de pecados para viver para Deus. A conversão é uma obra do Espírito Santo que convence os pecadores de pecado, conduzindo-os ao arrependimento e imprimindo em seus corações a confiança plena em Jesus Cristo para amá-lo, e servi-lo.