III. OS PRIMEIROS PASTORES E O PRIMEIRO TEMPLO

Em julho de 1896 chega o Pastor Salomão Ginsburg, pastor batista trazido por Henrique Eller e Cristiano César casado com d. Carlota Emerick César. Muitos tiveram a oportunidade de ouvir a mensagem da santa fé pela primeira vez. O pastor era homem culto, autor de vários hinos bonitos como Maravilhas Divinas (33 HNC), Sempre Vencendo (49 HNC), Crer e Observar (110 – A HNC). Por causa de suas habilidades musicais houve um grande afluxo de interessado nas suas pregações, mas por causa de sua forma de batismo, o convite para que voltasse não foi renovado.

Em janeiro de 1897 Francisco Eller estimulado por seu pai Henrique Eller viajou para Cantagalo e Nova Friburgo. Em São José do Ribeirão Francisco encontrou-se com o missionário e médico americano Rev. John Merril Kyle e o convidou para ir as terras de Alto Jequitibá para pregar o Evangelho.

O Rev. John Kyle chegou em Alto Jequitibá em 1.º de julho de 1897. No dia seguinte foi realizado um culto na casa do Sr. Henrique Eller e d. Juliana. No dia seguinte foi realizado um culto na casa do Capitão João Carlos Heringer, sua esposa Isabel Emerick Heringer, e seus 13 filhos, com a participação de muitos empregados, parentes e proprietários vizinhos. Após um mês de contatos o Rev. John Kyle retornou para Nova Friburgo onde fixou residência.

A vinda do Rev. John Kyle a Alto Jequitibá serviu de estímulo para os irmãos darem início a construção do primeiro templo. No dia 15 de outubro de 1897 foi inaugurado o primeiro templo em Alto Jequitibá como um monumento à Verdade nesta terra. O povo chamava esta primeira Casa de Oração de Igreja de Henrique Eller por causa de sua dedicação na construção do templo conforme consta no livro de Atas do Conselho da Igreja Presbiteriana de Alto Jequitibá Volume 1, página 3: “Não devemos deixar de assinalar os esforços de Henrique Eller neste sentido. Durante o tempo em que se levantava o templo ele não arredou o pé de junto a construção, não houve baldrame nem esteios, nem linhas, nem caibros, nem telhas, nem taboas que não passassem pelas suas mãos.”

Após a construção do templo era necessário um Pastor. Uma vez que o Rev. John Kyle não poderia vir, houve um grande desânimo por parte dos irmãos. Mas em uma de suas vindas, o Rev. John Kyle prometeu que envidaria todos os esforços para trazer um dos ministros que se formariam no Seminário Presbiteriano para pastorear a congregação.

No dia quatro de julho de 1901 o Licenciado Mathathias Gomes dos Santos, moço culto, amável e dedicado chegou a Alto Jequitibá. Tendo sido ordenado ao Sagrado Ministério, pelo Presbitério do Rio de Janeiro, e designado para assumir a nova Igreja a ser organizada.